Ferradura dos Vinhedos

De caminho de dinossauros à rota turística

Por Redação 25/06/2019 - 16:19 hs

A Rota Turística Ferradura dos Vinhedos é o fruto de um projeto de pesquisa, registrado no Sistema de Informação de Projetos de Pesquisa, Ensino e Extensão (Sippee) da Unipampa, realizado pelo professor Avelar Batista Fortunato em 2010, à época professor no campus Livramento, que contou com estudos, visitas técnicas, palestras e a elaboração de um relatório que foi encaminhado em 2013 ao poder público municipal, como um documento que retratava o potencial para exploração turística da região.


Inicialmente o projeto tinha o objetivo de aproximar os estudantes da realidade econômica local, através da prática empresarial da vitivinicultura. O dia a dia nas estradas da região proporcionou ao professor observar que aquela rota em torno das vinícolas tinha o formato de uma ferradura, o que acabou dando nome ao que se tornaria o principal roteiro turístico da fronteira da paz.


A região da Ferradura dos Vinhedos é magnificamente contemplada com belezas naturais, históricas e culturais, além de representar a forte vocação empreendedora dos santanenses, e acolher empresas de fora da cidade, que escolheram a região para desenvolver o cultivo de uvas, oliveiras, nogueiras e para a produção de vinho, azeites de oliva, noz pecan, mel, e derivados de leite.

No caminho percorrido, por onde dinossauros também deixaram suas pegadas, destacam-se o Cerro da Cruz, o Cemitério da Cruz, o Passo da Cruz e Passo do Guedes, o Cerro da Vigia, o emblemático Cerro de Palomas, Centro da Tradições Gaúchas, construções centenárias e ruínas que contam a história dos primeiros moradores dos vilarejos e ainda as vinícolas Almadém, Nova Aliança, Cordilheira de Sant'Ana, Salton e o Parque Termal Amsterland que inaugura a primeira fase do projeto no dia 13 de Julho de 2019.

Atualmente, a rota não está sendo explorada em sua totalidade, em virtude das dificuldades de deslocamento de veículos na parte central do circuito. Esta condição temporária não compromete a realização de um dos mais belos passeios da fronteira, regado a lindas paisagens, visita guiada, degustação e compra de vinho em duas vinícolas, degustação e compra de azeite de oliva na Casa Albornoz e um delicioso Café Campeiro no Passo do Guedes, com destaque ao inesquecível bolo de tangerina da Sílvia.

Falaremos mais sobre esses e outros atrativos no Portal, aprofundando histórias e curiosidades a respeito da Ferradura dos Vinhedos, tu vais te surpreender!

Em outro artigo tu encontras uma breve descrição de outros passeios do circuito turístico da fronteira .

Os passeios guiados são oferecidos pela Agência Corticeiras, responsável oficial pelo turismo receptivo na cidade, no andar térreo do Verde Plaza Hotel, localizado à R. Manduca Rodrigues, 747, Centro - Santana do Livramento, ou agendados pelos fones: (55) 3242 9300 ou (55) 996856346 com Vera Reis.


Gostou do conteúdo? Compartilha nas tuas redes sociais!